terça-feira, 2 de agosto de 2011

Reunião 21 de Julho de 2011

Nos nossos últimos dois encontros discutimos os tipos de obstáculos epistemológicos de Gaston Bachelard. De acordo com o autor os obstáculos são pontos de resistência ao pensamento científico e podem ser divididos em: verbais, substancialistas, animistas e realistas. No encontro do dia 21/08/2011 questionamos como o uso de metáforas (obstáculos realistas) são "tentadores" durante as aulas. Como exemplo citamos o uso do Sistema Solar para a explicação do modelo atômico. Contudo, não podemos considerar um erro usar metáforas e imagens durante explicações. Apenas devemos deixar claro que imagens são modelos, não o real.
Também discutimos o uso de termos "antropomórficos" no estudo de química (obstáculos verbais). Isso manifesta-se com frequência nos livros didáticos mostrados no artigo do nosso encontro (exemplos: uso da palavra "nobre" para designar uma família de átomos).
No nosso próximo encontro, dia 4/08/2011, continuares a discutir os obstáculos epistemológicos de Bachelard.

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