sábado, 2 de julho de 2011

Reunião dia 30 de Junho/2011

No nosso último encontro, dia 30/06/2011, discutimos o texto “Bachelard: o filósofo da desilusão” de Alice Ribeiro Casimiro Lopes.
As discussões envolveram as principais concepções epistemológicas do filósofo Gaston Bachelard que vivenciou a ruptura entre os séculos XIX e XX: sua epistemologia histórica, a filosofia da desilusão com o que pensamos saber, a descontinuidade do conhecimento representado pela recorrência histórica, pelas rupturas e pelo racionalismo setorial. O encontro ainda iniciou algumas noções de obstáculos epistemológicos, sem contudo, aprofundar esse ponto da filosofia bachelariana.
Iniciamos com a conceituação do erro e sua importância na epistemologia histórica de Bachelard.  O conhecimento científico só pode ser construído pela retificação dos erros cometidos. 
Apesar de não ter uma obra específica voltada para educação suas concepções epistemológicas podem ser transpostas para as relações construídas na escola. Por isso, discutimos o aproveitamento de erro bachelariano dentro do espaço escolar: de qual erro estamos falando? Como retificar o erro de alunos?
A descontinuidade na epistemologia de Bachelard foi confrontada com o continuísmo (empirista e cartesiano). Discutimos o por quê do continuísmo ser tão atraente ao explicar a história da ciência. A forma progressista de pensar os avanços científicos é tentador (1) pelo fator pedagógico, pois simplifica a explicação da produção do conhecimento, e (2) acreditar nos insights científicos de alguns torna a ciência mais provocativa e instigante quando historicizada. Alguns exemplos foram discutidos como considerar a alquimia sendo a infância da química, ou ainda a apresentação dos modelos atômicos como sendo um consequência do outro.

Em nossa próxima reunião que será no dia 21 de julho de 2011 na sala 535 do Instituto de Química da UFRJ aprofundaremos a discussão sobre os obstáculos epistemológicos de Gaston Bachelard.
Pessoas interessadas em participar de nosso grupo de estudos entrem em contato com o GI2E2 através do e-mail grupoi2e2@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário